Monday 25 December 2017

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Banking amp Insurance Depois de passar por esta lição você deve ser capaz de: compreender o conceito de banco descrever o desenvolvimento da banca na Índia explicar as funções do banco diferenciar entre setores bancários 1.1 conceito de banca 1.2 desenvolvimento de banca na Índia 1.3 funções Do Banco 1.4 Setores bancários 1.6 Pergunta de teste 1.7 Leituras adicionais O setor bancário é a linha de vida de qualquer economia moderna. É um dos pilares importantes do sistema financeiro, que desempenha um papel vital na sucessão de uma economia. Os bancos são um dos intermediários financeiros mais antigos do sistema financeiro. Eles desempenham um papel importante na mobilização de depósitos e desembolsos de crédito para vários setores da economia. O setor bancário é dominante na Índia, pois representa mais da metade dos ativos do setor financeiro. 1.1 Conceito de bancos bancários são instituições que aceitam vários tipos de depósitos e usam esses fundos para conceder empréstimos. O negócio da banca é o de um intermediário entre as unidades de economia e investimento da economia. Coleta os fundos excedentes de milhões de poupadores individuais que são amplamente espalhados e canalizam-os para o investidor. De acordo com a seção 5 (b) da Lei de Regulamentação Bancária de 1949, o banco significa a aceitação, para fins de empréstimos ou investimentos, de depósitos de dinheiro do público, reembolsáveis ​​sob demanda ou de outra forma, e retiráveis ​​por cheque, rascunho e Ordem ou de outra forma. Empresa bancária significa qualquer empresa que transa o negócio de bancos na Índia. Nenhuma empresa pode exercer o negócio de bancos na Índia a menos que use como parte de seu nome pelo menos uma das palavras banco, banqueiro ou bancário. As características essenciais do negócio bancário conforme definido na seção 5 (b) da Lei de Regulamentação Bancária são: Aceitação de depósitos do público, para fins de empréstimo ou investimento a) Retirar, por meio de qualquer instrumento, se um cheque ou de outra forma . 1.2 Desenvolvimento da Banca na Índia A história da banca remonta ao século XIII, quando a primeira letra de câmbio foi usada como dinheiro no comércio medieval. Não havia nenhuma palavra como banco antes de 1640, embora a prática de guarda e poupança floresceu no templo da Babilônia já em 2000, aC. Chanakya em seu Arthashastra escrito em cerca de 300 aC. Mencionou sobre a existência de poderosas guildas de banqueiros mercantes que receberam depósitos, empréstimos avançados e hundis emitidos (cartas de transferência). As escrituras jain mencionam os nomes de dois banqueiros que construíram os famosos Templos de Dilwara do Monte Abu durante 1197 e 1247 A. D. O primeiro banco chamado Banco de Veneza foi estabelecido em Veneza, Itlay em 1157 para financiar o monarca em suas guerras. Os banqueiros da Lombardia eram famosos na Inglaterra. Mas o banco moderno começou com o ourives inglês apenas depois de 1640. O primeiro banco na Índia foi o Bank of Hindustan, iniciado em 1770 pela Alexander amp Co., uma casa de agência inglesa em Calcutá, que falhou em 1782 com o fechamento da casa da agência. Mas o primeiro banco no sentido moderno foi estabelecido na Presidência da Bengala como o Banco de Bengala em 1806. História separada, foi o banqueiro comercial que primeiro evoluiu o sistema bancário ao negociar commodities do que dinheiro. Suas atividades comerciais exigiam as remessas de dinheiro de um lugar para outro. Para isso, eles emitiram hundis para remeter fundos. Na Índia, tais banqueiros comerciais eram conhecidos como Seths. A próxima etapa no crescimento do banco foi o ourives. O negócio de ourives era tal que ele tinha que tomar precauções especiais contra o roubo de ouro e jóias. Se ele parecia ser uma pessoa honesta, os comerciantes do bairro começaram a deixar seus lingotes, dinheiro e ornamentos a seu cuidado. À medida que esta prática se espalhava, o ourives começou a cobrar algo por cuidar do dinheiro e do lingote. Como evidência para receber objetos de valor, ele emitiu um recibo. Como as moedas de ouro e prata não tinham marcas do dono, o ourives começou a emprestá-las. Como o ourives estava preparado para dar ao detentor do recibo uma quantidade igual de dinheiro sob demanda, os recibos de ourives se tornaram como cheques como meio de troca e um meio de pagamento. O próximo estágio no crescimento da banca é o emprestador. O ourives descobriu que, em média, as retiradas de moedas eram muito menores do que os depósitos com ele. Então ele começou a avançar as moedas emprestadas cobrando juros. Como salvaguarda, ele manteve algum dinheiro na reserva. Assim, o ourives-emprestador tornou-se um banqueiro que começou a desempenhar as duas funções do banco moderno de aceitar depósitos e empréstimos avançados. Na Índia, nossos fatores históricos, culturais, sociais e econômicos resultaram em que o mercado monetário indiano se caracterizou pela existência de setores não organizados e organizados. (A) Setor não organizado: o setor não organizado compreende credores e banqueiros indígenas que atende às necessidades de um grande número de pessoas, especialmente nas áreas rurais. Eles têm cumprido os requisitos financeiros da população rural desde tempos imemoriais. Sua importância pode ser avaliada pelo fato de que Jagat Seths, banqueiros hereditários do Nawab de Bengala, foram reconhecidos até por Aurangzeb e a Companhia das Índias Orientais, que foram obrigados a emprestar com eles, também os honraram publicamente. Os banqueiros indígenas são diferentes dos bancos apropriados de várias maneiras. Por exemplo, eles combinam atividades bancárias com o comércio, enquanto a negociação é estritamente proibida para os bancos do setor organizado. Eles não acreditam em formalidades ou papelaria para fazer depósitos ou retirar dinheiro. De fato, uma vez que uma porcentagem substancial de sua clientela é analfabeta, eles freqüentemente tomam a impressão de seus clientes em um papel em branco. Mesmo que eles usem um Hundi como um instrumento negociável, ainda não será indicado em sua face se a transação é suportada por uma consideração valiosa ou é meramente como resultado de acomodação mútua. A taxa de juros cobrada por eles flutua diretamente com a necessidade do mutuário e às vezes pode chegar a 300%. Eles estão isolados de todos os tipos de controles monetários e de crédito, pois ficam fora do seu alcance de RBI. Embora ainda sejam a principal fonte de fundos para os pequenos mutuários, agora seu mercado começou a diminuir devido à rápida expansão dos ramos de bancos nos setores não organizados. 1.3 Funções do Banco De acordo com a seção 6 da Lei de Regulamentação Bancária, 1949, as principais funções de um banco são: aceitação de depósitos e empréstimos de fundos. Durante séculos, os bancos emprestaram e emprestaram dinheiro a negócios, comércio e pessoas, cobrando juros sobre empréstimos e pagando juros sobre depósitos. Estas duas funções são as principais atividades do setor bancário. Além dessas duas funções, um banco comercial desempenha uma variedade de outras funções que podem ser categorizadas em duas grandes categorias, nomeadamente: (a) Funções da Agência ou do Representante (b) Funções Gerais do Utilitário. (A) Funções da agência ou do representante: cobrança e pagamento de diversos itens: os bancos realizam as instruções permanentes dos clientes para fazer pagamentos, incluindo subscrições, prémios de seguro, aluguel, energia elétrica e contas telefônicas, etc. Realizar negócios governamentais como pagamento de pensão, coleta De imposto direto (por exemplo, imposto de renda) e impostos indiretos, como imposto especial de consumo. Carta de Referência: os bancos compram e vendem divisas e, assim, promovem o comércio internacional. Esta função é normalmente descarregada por Bancos de Câmbio. Compra e Venda de Valores Mobiliários: subscreva e negocie em estoque, fundos, ações, debêntures, etc. Agente dos Governos: Agir como agentes de qualquer governo ou autoridade local ou qualquer outra pessoa ou pessoas também exerçam negócios de agência de qualquer descrição incluindo a compensação e Encaminhamento de bens, entrega de recibos e descargas e, de outra forma, atua como advogado em nome de seus clientes, exceto os negócios de um agente gerente ou secretário e tesoureiro de uma empresa. Compra e Venda de Câmbio: os bancos compram e vendem divisas e, assim, promovem o comércio internacional. Esta função é normalmente descarregada por Bancos de Câmbio. Trustee e Executor: Os bancos também atuam como curadores e executores da propriedade de seus clientes em seus conselhos. Remessa de dinheiro: os bancos também enviam dinheiro de um lugar para o outro através de rascunhos bancários ou transferências por correio ou telegráficas. (A) Funções gerais do utilitário: Instalação do armário: os bancos fornecem facilidades de armário para seus clientes. As pessoas podem manter suas jóias de ouro ou prata ou outros documentos importantes nesses armários. Seu aluguel anual é muito nominal. Informações e estatísticas empresariais: se familiarizando com a situação econômica do país, os bancos assessoram seus clientes em questões financeiras com base em informações comerciais e dados estatísticos coletados por eles. Ajuda no transporte de mercadorias: grandes empresários ou industriais depois de consignar mercadorias aos seus varejistas enviam o recibo da estação de trem para o banco. Os revendedores obtêm este recibo do banco mediante o pagamento do valor da remessa para o mesmo. Tendo obtido o recibo da ferrovia do banco, eles recebem a remessa do escritório de mercadorias. Desta forma, os bancos ajudam no transporte de mercadorias dos centros de produção para os centros de consumo. Atuando como Árbitro: se desejado pelo cliente, o banco pode ser um árbitro, ou seja, quem pode ser encaminhado por terceiros para buscar informações sobre a posição financeira do cliente. Emissão de cartas de crédito: os banqueiros de uma forma que emitem cartas de crédito certificam a solvabilidade dos clientes. Cartas de crédito são muito populares no comércio externo. Atuando como subscritor: os bancos também subscrevem os valores mobiliários emitidos pelo governo e órgãos sociais para comissão. O nome de um banco como subscritor incentiva os investidores a ter fé na segurança. Emissão de cheques de viagem e cartões de crédito: os bancos estão prestando um ótimo serviço ao emitir cheques de viagem, o que permite que uma pessoa viaje sem medo de roubo ou perda de dinheiro. Agora, alguns bancos começaram o sistema de cartão de crédito, segundo o qual o titular do cartão de crédito pode aproveitar o crédito dos pontos de venda listados, sem nenhum custo ou esforço adicional. Assim, um titular de cartão de crédito não precisa transportar nem administrar dinheiro o tempo todo. Emissão de cheques de presentes: certos bancos emitem cheques de presentes de várias denominações, por exemplo, alguns bancos indianos emitem cheques de presentes da denominação Rs. 101, 501, 1001, etc. Geralmente, eles são emitidos gratuitamente ou uma taxa muito nominal é cobrada. Negociação em câmbio: os principais ramos dos bancos comerciais também transacionam negócios de divisas. Os bancos comerciais são os principais revendedores autorizados de divisas na Índia. Merchant Banking Services: bancos comerciais também prestam serviços de banca comercial aos clientes. Eles ajudam a aproveitar empréstimos de instituições financeiras não bancárias. 1.4 Setores bancários O espectro de necessidades e necessidades de indivíduos, organizações e setores da economia é muito vasto e diversificado. Os bancos criaram toda uma gama de produtos e serviços bancários para atender às exigências de seus clientes. Os setores bancários incluem bancos corporativos, bancos internacionais e bancos rurais. Banca corporativa: o banco cooperativo normalmente atende às necessidades financeiras de grandes casas corporativas, tanto nacionais como multinacionais, públicos e governos. No entanto, tradicionalmente, os bancos tinham se concentrado principalmente em atividades baseadas em produção e requisitos de capital de giro financiados, bem como empréstimos a prazo para empresas devido às seguintes razões: Desde o início até a era pré-reforma, as casas comerciais eram fortemente dependentes dos bancos para suas necessidades financeiras . Os mercados de capitais não estavam bem desenvolvidos, as normas de joint ventures não tinham sido liberalizadas, fusões e aquisições não eram a rota preferida e inúmeras restrições foram colocadas na obtenção de financiamento de mercados estrangeiros. As instituições bancárias também mostraram uma preferência por fornecer crédito às empresas. Desta forma, o trabalho em papel foi marcadamente reduzido, pois o número de clientes era menor. Não só a carga de trabalho foi facilitada, mas também o risco envolvido foi consideravelmente menor à medida que os empréstimos empresariais foram feitos contra colaterais após verificar sua capacidade de reembolso. O governo também destinou setores prioritários e, como tais, os bancos tiveram que cumprir os objetivos alocados para eles. Após a liberalização, muitas empresas não podiam enfrentar a competição e entraram no vermelho. A desaceleração econômica e o ambiente recessivo resultaram em um mau desempenho de muitos mutuários. Como consequência direta de tudo isso, as NPAs dos bancos começaram a se montar. No entanto, de acordo com o relatório anual do RBI de 2005-06, a demanda de crédito pelo setor corporativo tornou-se robusta devido ao forte desempenho industrial. Além disso, espera-se que os bancos tenham maiores oportunidades de financiamento na área de financiamento de projetos, especialmente no setor de infraestrutura, dada a conversão de duas grandes instituições financeiras nos bancos. Os bancos têm se concentrado principalmente na sindicação da dívida para garantir uma participação mais ampla no segmento de finanças de projetos e liderança por atacado. O banco corporativo atende a necessidade de empresas, que tenham uma entidade jurídica. Eles oferecem contas correntes de negócios, fazem empréstimos comerciais, participam de empréstimos sindicados e atuam em mercados interbancários para financiar empréstimos de outros bancos. Muitos bancos oferecem produtos estruturados, serviços de mercado de capitais e soluções corporativas. O banco corporativo envolve comparativamente menos mutuários e o tamanho da conta geralmente é grande e às vezes pode se transformar em bilhões de dólares. I. Os serviços bancários corporativos incluem: II. Capital de giro e empréstimos de condições, descobertos, desconto de contas, financiamento de projetos. III. Gerenciamento de caixa, ambas as participações de curto prazo de caixa, bem como os fundos detidos por períodos mais longos. IV. Financiamento das exportações e importações, incluindo o regime de crédito à exportação. V. Financiamento de projetos VI. Transmissão e recebimento de dinheiro. VII. Manejo de moeda estrangeira e cobertura contra mudanças de valor. Nos últimos tempos, houve uma mudança marcada da banca corporativa e de varejo. O principal motivo para evitar contas corporativas é a montagem de contas corporativas não executáveis. A dificuldade em avaliar os serviços e os altos riscos envolvidos são algumas das outras razões para ignorar as contas corporativas. No entanto, este é um segmento muito lucrativo, desde que seja tomado cuidado na identificação e foco em segmentos de negócio selecionados e atendendo aos seus requisitos, p. Para o segmento PME, o crédito é primordial, enquanto que para grandes empresas, são necessárias soluções personalizadas. O processo sistemático de planejamento de contas pode ajudar a identificar os clientes rentáveis ​​e os preços dos serviços podem ajudar o banco a se livrar do problema da qualidade dos ativos. Os bancos das nações mais desenvolvidas possuem divisões bancárias corporativas separadas que os ajudam a evitar as armadilhas das políticas de tamanho único. (B) Banca de varejo: Com um salto na economia indiana de um setor de manufatura, que nunca realmente decolou, para um setor de serviços nascente, o Banco como um todo está passando por uma mudança. Uma opção maior para o consumidor está se traduzindo em uma demanda maior por produtos financeiros e a personalização de serviços está rapidamente se tornando a norma de uma vantagem competitiva. Com o setor bancário de varejo que se espera que cresça a uma taxa de 30 jogadores, estão se concentrando cada vez mais no varejo e estão despertando para o potencial desse setor bancário. Ao mesmo tempo, o setor bancário como um todo está vendo mudanças estruturais em marcos regulatórios e securitização e normas rigorosas de NPA esperadas para 2004, quanto mais rápido se adaptar a essas dinâmicas em mudança, mais rápido é esperado obter a vantagem . Neste artigo, tentamos estudar as razões por trás do eufemismo em relação ao foco no varejo dos bancos indianos e tentar avaliar quanto vale a pena chamar a atenção. A banca de varejo é uma banca típica de mercado de massa em que os clientes individuais usam sucursais locais de bancos comerciais maiores. O banco de varejo é um banco que fornece serviços diretos aos consumidores. Muitas pessoas com contas bancárias têm suas contas em um banco de varejo e os bancos que oferecem serviços bancários de varejo também podem ter sucursais comerciais e comerciais que trabalham com empresas. Para pessoas com alto patrimônio líquido e necessidades bancárias especiais, os serviços privados de banca de retalho podem ser perseguidos. Estes oferecem um alto nível de serviço com uma série de opções que não estão disponíveis para membros médios do público. Os serviços oferecidos incluem contas de poupança e cheques, hipotecas, empréstimos pessoais, cartões de débito e certificados de depósito (CDs). Os serviços bancários de varejo mais básicos incluem contas de poupança e cheques. A maioria dos bancos de varejo, no entanto, tentam se tornar um balcão único para clientes bancários. Isso aumenta a retenção e lealdade do cliente, garantindo que o banco tenha um fornecimento constante de clientes. A expansão dos serviços bancários também oferece mais oportunidades para que o banco obtenha lucro. Características da Banca de Varejo 1. Grande número de pequenos clientes: a banca de varejo caracteriza-se pela existência de um grande número de pequenos clientes, que consomem serviços bancários pessoais e de pequenas empresas. O pré-requisito essencial do banca de varejo é a sua orientação para o consumidor, seja em tamanho, preço, canais de entrega ou perfil de produto. 2. Múltiplos produtos: uma cesta de produtos, incluindo depósitos flexi, cartões, seguros, despesas médicas, auto empréstimos são oferecidos aos consumidores. Além disso, há uma série de serviços de valor agregado, como contas de matriciais, emissão de cartões ATM gratuitos, gerenciamento de portfólio, pagamento de água, energia elétrica e contas telefônicas. 3. Canais de entrega múltipla: para aumentar a penetração e os bancos de acesso não estão se limitando a filiais, mas estão fazendo uso extensivo da internet, call centers, quiosques, etc. Origem da Banca de Varejo: A origem do banca de varejo na Índia pode ser rastreada até um número De desenvolvimentos. 1. Reformas e liberalização do setor financeiro: antes da abertura da economia durante a década de 90, o banco corporativo tinha sido o objetivo preferido para os banqueiros. No entanto, após as reformas, não mais permaneceu assim. As empresas agora poderiam entrar para empréstimos comerciais externos de qualquer banco reconhecido internacionalmente, agência de crédito à exportação, mercado de capitais internacional ou fornecedor de equipamentos. Eles também podem optar por fusões e aquisições. Então, os bancos tiveram que procurar outras avenidas do que o setor corporativo para crescimento e expansão. 2. Distribuição do Risco: Outra consequência da liberalização foi a recessão industrial, a desaceleração econômica, a doença industrial que resultou no fracasso de muitas grandes empresas. A montagem de ativos improvisados ​​tornou os bancos mais cautelosos sobre empréstimos para casas de negócios e desviando seus fundos para o segmento varejista, já que a banca de varejo tem a vantagem de minimizar o risco e maximizar os retornos. Os retornos do segmento varejista são de três a quatro por cento, em comparação com um a dois por cento do segmento corporativo. 3. Crescimento na tecnologia bancária e automação dos processos bancários: a tecnologia abriu novas perspectivas para o setor bancário e redefiniu sua natureza, alcance e extensão. A tecnologia eletrônica de ponta ajudou a aumentar a penetração através de caixas eletrônicos sem abrir mais filiais. A Internet tornou possível a operação bancária a partir de casa. Telebancos e telefonia bancária são algumas outras novas tecnologias que revolucionaram o setor bancário. 4. Mudança do perfil dos clientes: uma classe média cada vez maior, com mais renda disponível, educação superior e desejo de um nível de vida mais elevado, impulsionou a demanda por serviços bancários de varejo. Mais e mais pessoas pareciam ter abraçado a cultura de crédito e exigem bens de consumo, feriados, educação e uma série de outros serviços bancários de valor agregado. (C) Banca rural: no aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi em 2 de outubro de 1975, os bancos rurais foram estabelecidos com o objetivo de intensificar o crédito rural. Em 1975, o Governo da Índia nomeou um grupo de trabalho sob a presidência de M. Narasimham, vice-governador do Banco da Reserva da Índia, para analisar o fluxo de crédito institucional para as pessoas nas áreas rurais. O comitê estudou a disponibilidade de crédito institucional para a seção mais fraca da população rural e sugeriu agências alternativas para esse fim. O comitê concluiu que os bancos comerciais não seriam capazes de atender aos requisitos de crédito das seções mais fracas das áreas rurais em particular e comunidade rural em geral. O governo aceitou as recomendações do grupo de trabalho e aprovou uma lei em setembro de 1977 para estabelecer bancos rurais regionais. Necessidade de Estabelecimento de Bancos Rurais Regionais A principal necessidade e objetivo das RBBs era fornecer crédito e outras facilidades aos pequenos e marginais agricultores, trabalhadores agrícolas e artesãos, que, em geral, não eram adequadamente atendidos pelas instituições de crédito existentes, nomeadamente , Bancos cooperativos e bancos comerciais: 1. Bancos cooperativos: no que diz respeito à estrutura de crédito cooperativa, falta o talento gerencial, a supervisão pós-crédito e a recuperação de empréstimos. Eles também não estão em condições de mobilizar os recursos necessários. 2. Bancos comerciais: esses bancos são principalmente centralizados em áreas urbanas e são orientados para a cidade. Embora estes possam desempenhar um papel crucial no que se refere ao crédito rural. Para isso, eles devem ajustar seus métodos, procedimentos, treinamento e orientação de acordo com o ambiente rural. Além disso, devido à alta estrutura salarial, padrão de pessoal e altas despesas de estabelecimento, seu custo operacional também é maior. Assim, nessas circunstâncias, os bancos comerciais não podem fornecer crédito, às seções mais fracas das áreas rurais, a uma taxa barata. 3. Necessidade de uma nova instituição: assim, de acordo com os requisitos rurais, a necessidade foi sentida para estabelecer essa instituição, ou seja, um banco rural orientado que possa satisfazer as necessidades de crédito das pessoas rurais, particularmente a seção mais fraca. Também pode combinar os méritos das duas instituições acima mencionadas, evitando as suas desvantagens. Os RRBs, como subsídios para bancos nacionalizados, são esperados no longo prazo, não só para fornecer crédito aos agricultores e indústrias das aldeias, mas também para mobilizar depósitos de famílias rurais. Eles podem fazer parte integrante da estrutura financeira rural na Índia. Diferença entre os RRBs e os bancos comerciais Embora os RRBs sejam basicamente os bancos comerciais agendados, no entanto, eles diferem uns dos outros nos seguintes aspectos 1. A área do RRB é limitada a uma região específica que compreende um ou mais distritos de um estado. 2. Os RRBs concedem empréstimos diretos e avançam apenas para agricultores pequenos e gerenciais, artesãos rurais e trabalhadores agrícolas e outros pequenos com pequenos meios para fins produtivos. 3. As taxas de juros dos RRBs não são superiores às taxas de empréstimos prevalecentes das sociedades cooperativas, em qualquer estado particular. Os bancos patrocinadores e o banco de reserva da Índia fornecem muitos subsídios e concessões a RRBs para que ele possa funcionar efetivamente. Os RRBs foram estabelecidos pelo banco do patrocinador geralmente um banco do setor público. O comitê de direção dos RRBs identifica os distritos que exigem esses bancos. Mais tarde, o Governo Central estabelece as RRBs com a consulta do governo estadual e do banco patrocinador. Cada RRBs opera dentro dos limites locais, como o nome que pode ser especificado pelo Governo Central. O banco pode estabelecer suas agências em qualquer local dentro das áreas notificadas. O capital autorizado de cada RRBs é Rs. 5 crores que podem ser aumentados ou reduzidos pelo Governo Central, mas não abaixo do seu capital descontado de Rs. 25 lakh. Desse total, 50 por cento são subscritas pelo Governo Central, 15 por cento do Governo do Estado e 35 por cento pelo banco patrocinador. Atualmente, a fórmula para a assinatura de RRBs foi fixada em 6 0. 20. 20 entre o governo central, o governo estadual e o banco financeiro. A contribuição dos Governos Centrais é feita através da NABARD. Cada RRB é administrado por um Conselho de Administração. A superintendência geral, direção e administração dos assuntos e negócios da RRBs são negociadas com os nove membros do Conselho de Administração. O governo central nomeia 3 diretores. O presidente, geralmente um oficial do banco patrocinador, mas é nomeado pelo governo central. O Conselho de Administração é obrigado a agir em princípios de negócios e de acordo com as diretrizes e diretrizes emitidas pelo Banco de Reserva. No nível estadual, o Comitê de Coordenação do Nível Estadual também foi formado para ter uniformidade de abordagem de diferentes RRBs. O RRB é obrigado a desempenhar as seguintes funções ou operações: 1. Operações Relacionadas às Atividades Agrícolas: A concessão de empréstimos e adiantamentos a pequenos e marginais autores e trabalhadores agrícolas, seja individualmente ou em grupos, seja para sociedades cooperativas, incluindo sociedades de comercialização agrícola, processamento agrícola Sociedades, sociedades agrícolas cooperativas, sociedades agrícolas primárias para fins agrícolas ou para outros fins relacionados. 2. Operações relacionadas a atividades não-agrícolas: Concessão de empréstimos e adiantamentos a artesãos, pequenos empresários e pessoas de pequenos meios envolvidos no comércio, comércio e indústria ou outras atividades produtivas dentro de sua área de atuação. (D) Micro-Crédito: Apesar do alcance fenomenal das instituições de crédito formais, os pobres rurais ainda dependem das fontes informais de crédito. Duas das principais causas para isso são o grande número de pequenos mutuários com necessidades pequenas e freqüentes. Além disso, a capacidade desses mutuários para fornecer garantias é muito limitada. Além disso, os procedimentos bancários longos e pesados ​​e sua percepção de risco também foram fatores limitantes. O microcrédito surgiu como a alternativa mais adequada e prática ao banco bancário convencional para atingir a população pobre até então inexplorada. Microcrédito ou microfinanças significa fornecer famílias muito pobres com empréstimos muito pequenos para ajudá-los a realizar atividades produtivas ou a cultivar seus pequenos negócios. Ao longo do tempo, o conceito de microcrédito foi ampliado para incluir toda uma gama de serviços financeiros e não financeiros como crédito, eqüidade e apoio à construção institucional, poupança, seguro, etc. A instituição de microfinanças é uma organização que presta serviços financeiros às pessoas Com renda limitada que têm dificuldade em acessar o setor bancário formal. O objetivo das microfinanças é fornecer serviços financeiros adequados a um número significativo de pessoas economicamente ativas de baixa renda, a fim de financiar microempresas e atividades geradoras de renda não-agrícola, incluindo atividades agro-aliadas e, em última análise, melhorar sua condição, bem como isso Das economias locais. De acordo com o RBI, a microfinança é a provisão de serviços econômicos, de crédito e outros serviços financeiros e produtos de muito pequena quantidade para os pobres em áreas rurais, semi-urbanas e urbanas para permitir que eles aumentem seus níveis de renda e melhorem seu padrão de vida. As instituições de microcrédito são aquelas que fornecem essas instalações. A abordagem de microfinanças surgiu como um importante desenvolvimento no setor bancário para canalizar crédito para redução da pobreza de forma direta e efetiva. O microcrédito concedido pelos bancos aos mutuários individuais diretamente ou através de qualquer agência é considerado parte dos empréstimos do setor prioritário dos bancos. (E) Grupos de auto-ajuda: os SHGs foram lançados para combater o problema do aumento da pobreza no nível da base. São formados grupos pequenos, coesos e participativos dos pobres que regularmente agrupam suas economias para fazer pequenos empréstimos com juros para seus membros. No processo, eles se inclinam as nuances da disciplina financeira. Inicialmente, o crédito bancário não é objetivo primário. É só depois que o grupo se estabiliza e ganha habilidade para realizar atividades produtivas e arrisca que o microcrédito entre em jogo. O programa de ligação bancária SHG provou ser o principal sistema suplementar de entrega de crédito com ampla aceitação pelos bancos, ONGs e vários departamentos governamentais. Incentiva os pobres rurais a desenvolver sua capacidade de gerenciar suas próprias finanças e, em seguida, negociar crédito bancário em termos comerciais. Certas normas devem ser observadas na formação de SHGs. Para se tornar um membro, uma pessoa deve estar abaixo da linha de pobreza. Apenas um membro de uma família pode se tornar um membro e essa pessoa não pode se tornar um membro de mais de um SHG. Não há limite de número máximo de membros que podem ser entre 10 e 20. Os membros de SHGs devem se encontrar regularmente, ou seja, uma vez por semana ou uma vez por quinzena. No entanto, o registro é opcional e deixado à discrição dos membros. (F) Intermediários financeiros não bancários: intermediários financeiros não bancários são um grupo heterogêneo de instituições financeiras, que não sejam bancos comerciais e cooperativas. Essas instituições são parte integrante do sistema financeiro indiano. Uma grande variedade de instituições financeiras está incluída nela. Essas instituições levantam fundos do público, direta e indiretamente, para emprestá-los aos consumidores finais. Os bancos de desenvolvimento (como IDBI, IFCI, ICICI, SFCs, SIDCs, etc.) pertencem a esta categoria. Eles se especializam em fazer empréstimos a prazo para seus mutuários. A LIC, a GIC e suas subsidiárias e a UTI são suas outras instituições de empréstimo de grandes indústrias da Índia. Fora destes três, apenas a UTI é um intermediário financeiro não bancário puro, os outros levam fundos na forma de prêmio da venda de seguros. Além disso, existem fundos de previdência e correios que mobilizam a poupança pública de uma maneira importante para a transmissão para os mutuários ou os devedores. Um grande número de NBFs pequenas, como companhias de investimento empresas de empréstimo, contratar empresas de financiamento de compras e as empresas de leasing de equipamentos, são empresas do setor privado com poucas exceções. Funções dos intermediários financeiros não bancários: as principais funções desempenhadas pelas NBFs são as seguintes: 1. Corretores de fundos de empréstimo: NBFs atuam como corretores de fundos emprestáveis ​​e, nessa qualidade, intermediam entre o melhor economista eo investidor final. Eles vendem títulos indiretos para os aforradores e adquirem títulos primários de investidores. Assim, eles alteram a dívida em crédito. Ao fazê-lo, eles assumem riscos para si próprios e reduzem o risco de credores finais. Não só isso, ao diversificar seus ativos financeiros, eles espalham seu risco amplamente e, assim, reduzem seu próprio risco, porque os baixos retornos de alguns ativos são compensados ​​pelo alto retorno dos outros. 2. Mobilização da poupança: essas instituições mobilizam poupanças em benefício da economia. By providing expert financial services like easy liquidity, safety of the principal amount and ready divisibility of savings into direct securities of different values they are able to mobilize more funds and attract larger share of public savings. 3. Channelization of Funds into Investment The NBFs, by mobilizing savings, channelize them into productive investments. Each intermediary follows its own investment policy. For instance, savings and loan associations invest in mortgages insurance companies invest in bonds and securities etc. Thus this channelization of public savings into investment helps capital formation and economic growth. 4. Stabilize the Capital Market These institutions trade in the capital market in a variety of assets and liabilities, and thus equilibrate the demand for and supply of assets. Since they function with a legal framework and rules and they protect the interests of the savers and bring stability to the capital market. 5. Provide Liquidity Since the main functions of the NBFs convert a financial asset into cash easily, quickly and without loss in the capital value, they provide liquidity. They are able to do so, because they advance short-term loans and finance them by issuing claims against themselves for long periods and they diversify loans among different types of borrowers. Types of Non Banking Financial Institutions: The main types of non-banking financial institutionsintermediaries are as under: The Life Insurance Companies: Life Insurance Corporation of India enjoys near monopoly of life insurance in India. It is the biggest institutional investor. The LIC was established in 1 September, 1956 by nationalizing all the life insurance companies operating in India. Prior to nationalization of insurance companies, 245 private insurance companies operate from 97 centres. The main objectives of LIC are (i) To carry on Life Insurance business in India. Life insurance is a very important form of long term savings. (ii) The LIC aims in promoting savings. (iii) To invest profitability the savings collected in the form of payments received from life insurers. The LIC has two tier of capital structure - the initial capital, and premium capital. The initial capital of LIC is Rs. 5 crore provided by the Government of India. The premium paid by policy holders are the principal source of funds by LIC. Besides, the LIC receives interest, dividends, repayments and redemptions which add to its investible resources. The LIC is required to invest atleast 50 of its funds in government and other approved securities. LIC has to invest 10 of its funds in other investments which include loans to state governments for housing and water supply schemes, to Municipal Corporation, and corporation, and cooperative sugar companies, loans to policy holders, fixed deposits with banks and cooperatives societies. The main principle involved is security of funds rather than maximization of return on investment. General Insurance Companies: General Insurance Corporation of India was established in January 1973, when General Insurance Companies were nationalized. At the time of nationalization, there were 68 Indian companies and 45 non-Indian companies in the field. Their business was nationalized and vested in the General Insurance Company and its four subsidiaries viz. National Insurance Company Ltd. and United India Insurance Company Ltd. The GIC is the holding company and its direct business is restricted only to aviation insurance general insurance is handled by the subsidiaries of GIC and they operate various types of policies to suit the diverse needs of various segments of the society. They derive their income from insurance premia and invest the funds in various types of securities as well as in the form of loans. GIC has thus emerged as an important investment institution operating in Indian capital market. Unit Trust of India: The UTI is an investment institution which offers the small investor a share in Indias industrial growth and productive investment with minimum risk and reasonable returns. The UTI was established as a Statutory Corporation in February 1964 under the UTI Act 1964. It commenced its operations from 1 July, 1964. The UTI was established with the objective of mobilizing the savings of the community and channeling them into productive investment. Its objective is to encourage widespread and diffused ownership of industry by affording investors particularly the small investors, a means of acquiring shares assured of a reasonable return with minimum risk. Thus, the primary objective of the Unit Trust in two fold (i) To stimulate and pool the savings of the middle and low income groups (ii) To enable the unit holders to share the benefits and prosperity of the rapidly growing industrialization in the country. The UTI is managed by a board of trustees. It consists of a chairman and 9 other trustees. The chairman is appointed by the government of India in consultation with the IDBI, 4 trustees nominated by the IDBI, one trustee each nominated by the RBI, LIC and SBI and 2 trustees selected by other institutions which contributed to the initial capital of the UTI. The head office of UTI is in Mumbai. It has four zonal offices at Mumbai, Kolkata, Chennai and New Delhi. It has 51 branch offices in various parts of the country. (G) Mutual Funds: A mutual fund is a trust that pools the savings of a number of investors who share a common financial gain. Anybody with an investible surplus of as little as a few thousand rupees can invest in mutual funds. These investors buy units of a particular Mutual Fund Scheme that has defined investment objective and strategy. The money thus collected is then invested by the fund manager in different type of securities. The income earned through investments and the capital appreciation realized by the scheme is shared by its unit holders in proportion to the number of units owned by them. In India, the mutual fund industry started with the setting up of Unit Trust of India in 1964. Public sector banks and financial institutions began to establish mutual funds in 1987. The private sector and financial institutions were allowed to set up mutual funds in 1993. (H) Provident Pension Funds: These funds represent the most significant form of long-term contractual saving of the household sector. At present the annual contribution to these funds is running at double the rate than the rate of annual contribution to life insurance. In the financial year 1999-2000, about Rs. 69.695 crore had accumulated in the provident fund and other accounts with the Government of India. The resources mobilized by the funds during the same year were Rs. 1,465 crore. The provident funds scheme practically started in the post-independence period. Under the legalization, provident funds have been made compulsory in the organized sector of industry, coal mining, plantation and services (such as government, banking, insurance, teaching, etc.) There is a separate P. F. Legislation for coal mining, industries and Assam tea plantations. With the growth of the organized sector of the economy and in wage employment, savings mobilizations through PFs will growth further. The wage - earners are encouraged to join, P. F. schemes and make contributions to them, because thereby alone they are able to earn employers matching contribution to the fund. (I) Post Offices: Post offices serve as the vehicle for mobilizing small savings of the public for the government. These have been established with the sole motive of collecting peoples small savings in urban, semi-urban and rural areas. They are generally known as Savings Banks. In rural areas where majority of the population live, do not have such commercial banks. To create banking habit among them and to collect their scattered small savings, the savings banks have been opened. In India where there are no commercial banks, the Post-Office perform the functions of commercial banks, they collect the deposits of the people, open their deposit accounts and pay interest for the deposited money. In simple words, bank refers to an institution that deals in money. This institution accepts deposits from the people and gives loans to those who are in need. Besides dealing in money, banks these days perform various other functions, such as credit creation, agency job and general service. The spectrum of needs and requirements of individuals, organizations and sectors of the economy is very vast and diverse. Banks have come up with a whole range of banking products and services to suit the requirements of their clients. Banking sectors include corporate banking, international banking and rural banking. 1.6 Test Questions Q1. What is a Bank Explain the main functions of a Bank. Q2. Explain the various types of retail banking services offered by banks. Q3. Give an overview of different banking sectors in India. 1.7 Further Readings Varshney P. N.amp Mittal D. K. Indian Financial System , Sultan Chand ampSons G. Ramesh Babu, Financial Markets and Institutions , Concept Publishing Company. Tripathi Prava Nalini, Financial Services , Prentice Hall of India, 2008. Jain T. R. Indian Financial System . V. K. Publications.

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